Archive outubro 2010

Workshop em RECIFE! 1

Esse post é para a alegria dos leitores que moram em Recife: Em Novembro, nos dias 27 e 28 (sab/dom), eu estarei na cidade ministrando um Workshop de Flash Criativo I LOVE MY JOB.

Não posso deixar de agradecer ao fotógrafo da Folha de Pernambuco Igo Bione (sim, o mesmo que ganhou o concurso internacional da Ellesse) e ao Lucas, diretor da Agência Comuniquê, local onde ocorrerá o evento, pela imensa ajuda e dedicação na organização do curso, sem eles seria impossível cumprir esse desafio. A todos, um sincero “obrigado”!

As informações sobre reserva de vagas, condições de pagamento, endereço da agência e tudo mais relativo ao curso podem ser encontradas no link “AGENDA WS” bem aí em cima, na barra laranja superior do blog.

Foram horas varando a madrugada pelo MSN e celular tentando formatar da melhor forma o workshop e acho que conseguimos uma fórmula bem legal, como recebo muitos emails do pessoal do Nordeste, taí uma bela oportunidade de trocarmos experiências e informações.

A Comuniquê fez até um cartaz para quem quiser divulgar aí em Recife, espalhem pelos Orkuts, Facebooks e Twitter para nos ajudar a concretizar esse sonho!

Conto com o apoio de vocês! Nos vemos em Novembro!

Informações: (81) 3033-1801 / flash@comuniquebr.com

Boa Luz e Boa Sorte!

Novembro: 2 Workshops-RJ 11

Por conta do meu trabalho, sempre que conseguia montar um Workshop I LOVE MY JOB, eu invariavelmente escutava: Não dá para fazer um durante a semana? Sábado e Domingo eu trabalho..”. Por outro lado, aqueles que faziam suas fotos durante a semana me pediam: “Assim tá ótimo, é o único tempo livre que eu tenho…”.

Como entro de férias no início de Novembro, resolvi agradar a gregos e troianos fazendo 2 workshops dessa vez, um no fim de semana dos dias 20 e 21/11 (sábado e domingo) e outro logo depois, nos dias 23 e 24/11 (terça e quarta). Como serão 45 dias de “descanso” é também a oportunidade ideal para aqueles interessados em levar o WS até a sua cidade.

As informações sobre como levar o curso para outros estados e os tópicos abordados estão na barra superior laranja do blog, onde se lê “O WORKSHOP” (original, não? :)) e as instruções para se inscrever nos daqui do Rio de Janeiro podem ser encontradas na mesma barra, no link “AGENDA WS” (original e organizado, hummm…).

Clicando no vídeo ao lado, à direita, vocês podem ver a opinião dos participantes do último WS aqui no Rio e um deles tem uma história sensacional sobre uma foto feita durante a aula prática…bom, é melhor deixar o Igo contar ele mesmo, veja o que aconteceu com ele, que saiu lá de Recife para se dar muito bem aqui no Rio:

Portanto, se você esperava pela chance de dominar seus flashes e revolucionar sua forma de fotografar, não perca essas chances! Clique agora e reserve a sua vaga, o número máximo é de 15 alunos por turma!

Espero vocês todos lá!

“Boa Luz e Boa Sorte!”

Remote TTL: Filial do Inferno 33

É curioso, mas eu quase não publiquei o o último post escrito aqui, sobre a medição dos flashes em TTL , porque achei que estava muito “simples”, afinal usei uma parede e um pano preto para explicar conceitos um tanto quanto obscuros. Foi justamente essa simplicidade que gerou tantos comentários e elogios, os quais agradeço de coração. A repercussão foi tão grande que o acesso ao blog triplicou da noite para o dia. Obrigado a todos que leram e comentaram.

Naquele texto, eu usava o flash no topo da câmera e havia deixado um “gancho” na esperança de que alguém fizesse a pergunta que gerou esse novo post, um complemento igualmente simples ao assunto anterior. A pergunta foi feita por um dos leitores, Jefferson Palladino:

Muito bom o texto, uma única dúvida, esse método pode ser usado também com o flash fora da câmera?!

Não só pode, Jefferson, como deve ser usado: o problema não está no posicionamento dos flashes e sim para onde se aponta a câmera ao fazermos a medição da luz.

Eu fiz mais dois testes simples, igualmente fáceis de se reproduzir para que vocês tenham a chance de treinar e compreender, já que novas e desafiadoras questões surgem quando começamos a usar os flashes em posições diferentes da usual.

O primeiro teste consiste em fotografar uma xícara de café branca em cima de uma mesa igualmente branca.

“O TESTE DA XÍCARA BRANCA ILUMINADA COM FLASH FORA DA CÂMERA”

Um SB-900 funcionava como “MASTER” no topo da D3s e outro SB-900 foi posicionado em um tripé, no modo REMOTE TTL,  à direita da foto.

Eu enchi o quadro com a mesa e a xícara e cliquei sem compensação alguma, a imagem resultante está abaixo:

f/11@ 1/250s, ISO 100

Novamente escolhi uma exposição baixa o suficiente para cancelar a iluminação fluorescente da minha cozinha e como explicado no post anterior, o padrão cinza 18% prevaleceu, fazendo com que o flash disparasse uma potência menor que a ideal. Percebe-se claramente que tanto a xícara quanto a mesa estão longe de serem brancas, mas acinzentadas.

Compensei o flash MASTER que estava na D3s em +1.7 e fiz um novo disparo mantendo o mesmo quadro. Observe o resultado:

f/11@ 1/250s, ISO 100, Flash MASTER em +1,7

Agora sim, uma xícara branca em cima de uma mesa branca!

Vamos agora ao outro extremo na escala de contraste: uma camisa (surrada) preta em cima de um tecido preto (amassado)

“O TESTE DA CAMISA SURRADA PRETA EM CIMA DE UM TECIDO PRETO AMASSADO COM O FLASH FORA DA CÂMERA”

Mantendo o flash na mesma posição e sem nehuma compensação, cliquei novamente com o quadro preenchido com os tons de preto. Olhem a foto abaixo:

f/11@ 1/250s, ISO 100, flash sem compensação

Ok, eu avisei que a camisa era velha..:).  Agora ocorreu o inverso, o flash disparou mais luz que o ideal, “estourando”os pretos para que se transformassem em cinza. Tal qual nos testes do post anterior…

Foi só compensar para -1,7 o flash MASTER que as coisas voltaram ao normal. Aqui vale um lembrete: uma vez ajustados para REMOTE, os flashes viram unidades “burras”, que respondem ao comando do flash MASTER, não há como compensar os flashes externos.

f/11@ 1/250s, ISO 100, Flash MASTER em -1,7

Não importa se você usa um flash apenas no topo da câmera para iluminar sua foto, ou se há 300 flashes em modo REMOTE na cena, uma vez apontada para o tom errado, sua máquina irá propagar esse erro adiante. Concentre-se em acertar a exposição da foto e o domínio dos “cães” vem a reboque.

É por isso que no modo COMMANDER presente em alguns modelos da Nikon, há um espaço para se compensar a exposição do flash no menu da câmera, como se pode ver na imagem abaixo:

É possível compensar a exposição do flash de +3 a -3 stops na fileira à direita onde se lê “Comp.”. A mesma possibilidade existe tanto no SB-800 quanto no SB-900 no modo MASTER. Use-as e seja feliz!!

Boa Luz e Boa Sorte!

Os “cães” em TTL: INFERNO 125

Eu passei o finalzinho da noite de uma sexta-feira 13 em uma discussão impressionante sobre o modo TTL em flashes com alguns amigos que me acompanham no Twitter (@heidertorres, @wefers, @namuchila, @felipeschiavon)  e achei curioso como 3 letras tem o poder de colocar a cabeça de um fotógrafo dentro de um vespeiro furioso.

Quando terminamos de conversar me deu vontade de escrever esse post comentando sobre a mais badalada tecnologia presente nos flashes atuais, tida como a solução definitiva para qualquer tipo de foto, mas que na verdade confunde muita gente experiente. Ouso dizer que sua incompreensão é a causa de muito fotógrafo deixar de usar os flashes: “Meu Deus, se nem com isso eu consigo boas fotos, melhor fotografar sem eles”. Só que pensando assim, o fotógrafo limita sua atuação e diminui seus ganhos.

Sem dúvida a tecnologia envolvida no processo TTL (Through the Lens) é algo admirável, mas antes de tudo, faz-se necessário entender o que ocorre no momento do clique, mas como tudo se passa na velocidade da luz, nossos olhos tem dificuldade de compreender todas as etapas tanto na câmera quanto no flash.

A chave para entender o sistema TTL está justamente onde ele falha e para mostrar isso, vou fazer 4 experiências simples, que podem ser repetidas em qualquer lugar e aconselho que vocês as refaçam, porque uma vez entendido e praticado, as chances de erro caem a zero.

Para provar que a falha é do processo e não de modelos de câmera, todas as fotos abaixo foram feitas com uma arrasadora Nikon D3s, uma das melhores (e mais caras) câmeras disponíveis no mercado, a objetiva usada foi uma nova 24-70 f/2.8, tão arrasadora quanto a câmera.

O primeiro teste consiste em tirar uma foto de uma parede branca, sim, uma simples parede branca iluminada apenas pela luz natural, sem o uso do flash. Eu o chamarei de “O Teste da Parede Branca”, só para ficar mais dramático e imponente:)

O TESTE DA PAREDE BRANCA

O visor da câmera foi preenchido pelo tom branco e zerei a exposição “perfeita” recomendada pelo fotômetro, como se pode observar na foto abaixo:

f/4.5@1/500s, ISO 800

A imagem mostra claramente uma parede cinza médio e não um branco neve como a da minha sala. Foi o fotômetro que errou? Os japoneses da Nikon cochilaram em algum ponto na produção de uma câmera de mais de 5.000 dólares ou algo está acontecendo que eu não sei?

A resposta é: NÃO! Sua câmera e fotômetro estão corretos.

Nós, seres humanos, só conseguimos medir alguma coisa quando a comparamos com um padrão reconhecido e calibrado. Se a parede que fotografei tem 2 metros de altura, estou afirmando que o padrão reconhecido internacionalmente e chamado “metro” está se repetindo 2 vezes naquele comprimento.  O mesmo ocorre com o “segundo”, o “litro” e todas as demais unidades conhecidas. Sem elas não conseguiríamos viver em uma sociedade e nem fotografar, porque quando medimos a luz de uma cena, a estamos comparando com a reflexão que ela teria em um cartão cinza 18%

Ou seja, ao apontar minha câmera para a parede branca e zerar o “deus” fotômetro, eu pedi que o branco fosse transformado em cinza e foi isso que ela magistralmente fez (e é só isso o que ela sabe fazer). Espero que aqui o leitor compreenda que o fotômetro não é o senhor de suas fotos, ele só indica onde está o tom médio da sua imagem e que não há exposição perfeita, o fotógrafo é o dono da situação. Como eu não desejo uma parede cinza e sim branca, basta deixar que mais luz atinja o sensor. Provavelmente aquele livro “How to Take Great Pictures”, que descansa na sua estante, comenta que basta aumentar 1 stop para que o cinza se transforme em branco, mas isso não é verdade para todas as situações, vá para uma praia com areias claras ou uma montanha nevada e comece a lutar contra o fotômetro. Não há mais sentido em guardar regrinhas estabelecidas quando se pode olhar e julgar a exposição no monitor da sua câmera.

Voltando ao teste…eu refiz a foto, abrindo o diafragma (ou o obturador) para que mais luz atingisse o sensor.

f/2.8@ 1/320s, ISO 800

Observe a nova exposição, o fotômetro indica uma superexposição de 1 2/3 de stop acima da recomendada, se eu seguisse a regrinha do “aumente um stop e tenha branco” ainda não teria o branco. E para ser bem sincero, não me satisfiz com o resultado, poderia ter subido ainda mais a exposição, mas começaria a perder a textura da parede, então, parei por aí.

Estamos em um extremo da escala de contraste, no branco, será que na outra ponta ocorre algo parecido? É hora de fazermos um segundo teste, desta vez fotografando algo em um tom bem escuro, preto mesmo.

“O TESTE DO PANO PRETO”

Como não há paredes pretas aqui em casa (nem nunca haverá, pelo amor de Deus!) eu apenas fixei com fita crepe um tecido preto que tenho aqui em casa em uma parede e zerei o fotômetro com o pano enchendo o quadro. A foto resultante está aí embaixo:

f/2.8@ 1/25, ISO 6.400

Não é nem de longe a imagem de um tecido preto, mas de um cinza ( e só por curiosidade: compare com o cinza do teste anterior, veja como estão bem próximos!). Como falei no primeiro teste, o fotômetro de sua câmera só sabe fazer uma coisa: apontar-lhe qual será o tom médio de sua foto. Quando enchi o quadro com o tom escuro e zerei o fotômetro, novamente a câmera pensou que eu queria um cinza e não um preto, deixando que mais luz entrasse pela objetiva, “lavando”o preto até que se chegasse ao tom de cinza médio.

Nas páginas daquele mesmo livro “How To Take Great Pictures” há um outra dica: ao fotografar tons escuros, basta baixar 1 stop que o preto aparece…será mesmo? veja a exposição que tive que encontrar para ter o preto do tecido.

f/2.8@ 1/80s, ISO 6.400

Foram 2 pontos acima do valor recomendado pelo fotômetro. As fotos foram feitas em um dia nublado com grande variação de luz, ora abria um pouco de sol, ora voltava a nublar, daí a razão de alterações tão grandes, mas a idéia é apenas mostrar que o sistema TTL está totalmente baseado em uma comparação com um cinza médio e infelizmente várias situações que encontramos estão longe do tom padrão ( que tal noivas em vestidos brancos reluzentes e noivos em ternos pretos?)

Os dois testes acima foram feitos somente com luz natural, mas o que acontece quando não há luz disponível e dependemos do flash para iluminar corretamente nossas imagens? Hora de mais dois testes, usando a mesma parede e o mesmo tecido preto, só que dessa vez, eles serão iluminados por um SB-900 no topo da câmera.

“O TESTE DA PAREDE BRANCA ILUMINADA COM FLASH”

Nesse teste eu preciso eliminar a presença da luz natural, como escrevo essa parte do texto a noite, foi uma tarefa relativamente fácil: em ISO 100, com f/5.6@ 1/250 s, e ainda sem o flash ligado, a foto abaixo mostra a minha parede “branca”:

f/5.6@ 1/250s, ISO 100, SEM flash

Aqui não há erro algum de fotômetro, não houve foi tempo suficiente para a luz sensibilizar o sensor da câmera. O “cão” vai entrar em ação! Liguei o SB-900 no modo TTL, me certifiquei de que estava no alcance correto da luz e disparei mantendo a mesma exposição. Observe a imagem resultante:

f/5.6@ 1/250s, ISO 100, flash em TTL

Ok, esse disparo aconteceu na velocidade da luz, é aqui que muitos fotógrafos tropeçam, mas vou tentar explicar com palavras o diálogo entre flash e câmera:

(SB-900) – Sra. D3s, essa é uma parede branca, o que a senhora quer que eu faça?

(D3s) – Ora, Sr. Sb-900, a única coisa que eu sei fazer, mas não estou conseguindo por conta desses ajustes da exposição. O senhor poderia iluminar essa parede de forma que ela se pareça com um cinza 18%?

(SB-900) – Claro! Isso é moleza para mim!

E velozmente cordiais, câmera e flash se ajustam para transformar uma parede branca em cinza. O SB-900 despejou menos luz do que era desejado….humm..a primeira experiência já nos mostrou a resposta para esse problema, basta abrir mais a abertura e eu volto a ter o branco, não é? NÃO É?

Pois bem, eu vou extrapolar e tentar uma nova foto, dessa vez com o diafragma 2 pontos mais aberto, em vez de f/5.6, vou usar f/2.8, eu quero um branco sem textura, veja o resultado na imagem abaixo:

f/2.8@1/250s, ISO 100, flash em TTL

Oh..oh…algo está errado! As duas fotos estão idênticas, mesmo eu tendo escancarado a abertura para deixar mais luz entrar no sensor….só que não há mais luz para entrar no sensor, sua foto depende exclusivamente da iluminação vinda do flash!!! Eis o que eles falaram no momento do disparo:

(D3s) – Senhor SB-900, nosso ilustre fotógrafo agora ajustou a abertura para f/2.8, o senhor poderia recalcular a sua potência para manter a parede cinza?

(SB-900) – Claro! Isso é moleza para mim!

Como eu ainda estou enchendo o quadro com um tom diferente do cinza médio, câmera e flash se ajustam mutuamente para manter o padrão sempre, qualquer que seja a abertura que se utilize. O SB sempre despejará uma intensidade menor do que a esperada. A solução mais básica é aumentar a intensidade diretamente no flash, já que é ele que está comandando a iluminação. Refiz as duas fotos, com as mesmas exposições, só que agora o flash estava ajustado em +1,7.

O Sb-900 se virou para a câmera e disse:

(SB-900) – Prezada senhora, nosso querido fotógrafo aumentou minha intensidade em +1,7, ok?

(D3s) – Ok, mas avise para ele que o resultado será algo bem próximo de um branco e não um cinza 18%…

(SB-900) – Mas acho que é isso que ele está querendo, vamos ver, vou recalcular minha potência para fazê-lo feliz, ok?

(D3s) – ok, infelizmente não há nada que eu possa fazer…

Veja o resultado das duas novas fotos com as mesmas exposições, só que com o flash ajustado para +1,7:

f/5.6@ 1/250s, ISO 100. Flash em +1,7

f/2.8@ 1/250s, ISO 100, flash em +1,7

O branco que eu desejava apareceu, vamos ver como se comportam câmera e flash quando utilizados para fotografar o mesmo tecido preto colado na parede.

“O TESTE DO TECIDO PRETO ILUMINADO COM FLASH”


Vou fazer as mesmas fotos com as exposições em f/5.6 e f/2.8, com o flash sem alteração alguma, veja o resultado abaixo:

f/5.6@1/250s, ISO 100, Flash em TTL

f/2.8@1/250s, ISO 100, flash em TTL

Nenhuma das duas fotos mostra o tom correto do tecido preto, estão ligeiramente estourados, o SB-900 usou uma potência maior do que deveria para iluminar a cena, tentando levar o preto próximo ao cinza. Vamos ver o que acontece quando diminuo em -1,7 a intensidade do flash, acompanhe as 2 imagens, feitas nas mesmas exposições anteriores:

f/5.6@1/250s, ISO 100, Flash em TTL -1,7

f/2.8@1/250 s, ISO 100, Flash em TTL-1,7

Agora sim! um tecido preto corretamente exposto com um leve ajuste de compensação diretamente feito no flash. Por mais que o fotômetro de sua câmera teime em trazer a imagem para um tom médio, a correção no flash desfaz o desentendido e corrije a exposição da cena.

Mas então em um casamento ou um show, por exemplo, onde os tons passam longe do cinza médio eu preciso ficar controlando a intensidade do flash a todo instante, isso não deixa o fotógrafo mais lento? De certa forma sim, mas há uma forma de contornar o problema que é usar o “spot meter” de sua câmera para travar a exposição no tom médio certo (existem outras formas, mas esse post é uma explicação geral, deixo a parte mais detalhada para um outro post, ok?) e todos os outros tons da imagem “caem” nos lugares certos. Eu fiz o seguinte: imprimi a imagem do cinza que apareceu lá em cima no primeiro teste e colei na parede branca, fotografei, aqui está o resultado:

f/5.6@1/250 s, ISO 100, Flash TTL, spot meter no centro do quadrado cinza

agora colei a mesma impressão no centro do pano preto e refiz a mesma exposição, todas as 2 fotos com a compensação do flash zerada, observe a foto resultante:

f/5.6@1/250 s, ISO 100, Flash TTL, spotmeter no centro do quadrado cinza

Como concentrei a exposição no centro do retângulo acinzentado graças ao modo “spot meter”, a comparação da luz da cena foi feita de acordo com o padrão cinza 18% de seu fotômetro interno e o flash foi disparado na intensidade correta, trazendo todos os tons restantes para seus respectivos lugares, sem qualquer ajuste no SB.

Praticamente todas as câmeras atuais trazem o “spotmeter” entre os modos de medição de luz e muitas delas ainda contam com um botão na traseira de seus corpos com a seguinte inscrição “AE-L/AF-L”.

Essas siglas significam: “Auto Exposure Lock/ Auto Focus Lock”, ou seja, uma vez apertado, ele trava a exposição e/ou o foco no tom que vc escolher, seu trabalho em um casamento, por exemplo, onde o flash é praticamente indispensável, é buscar o tom correto e travar sua exposição ali. Sim, você terá que apertar alguns botões a mais, mas garante um rendimento melhor de suas fotos e horas a menos na edição e tratamento sacais na frente de um computador.

Entender como sua câmera expõe uma foto é a chave para o domínio do flash. Os testes acima são facílimos de serem repetidos, eu aconselho que vocês treinem e entendam os conceitos antes de partirem para um trabalho específico. Você, seu equipamento, sua reputação e seus clientes agradecerão.

Sei que o texto foi longo, mas o assunto merecia, espero ter ajudado!

Boa Luz e Boa sorte!!

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