top of page
  • Foto do escritorGabriela Soares

Web Summit Rio: os melhores insights para o futuro do trabalho e Employer Branding


Foto: Sam Barnes / Web Summit Rio / Sportsfile


O Web Summit, evento que ocorreu de 1 a 4 de maio no Rio de Janeiro, reuniu quase 22 mil pessoas, entre elas mais de 900 startups e 400 palestrantes. Nós estivemos presentes por lá, buscando as melhores soluções, tendências do Futuro do Trabalho e novidades aplicáveis para a área de Employer Branding.


Neste artigo, você encontra:


 

O que o Web Summit nos ensina sobre o Futuro do Trabalho?


O Web Summit Rio contou com palestras de mais de 390 pessoas, mas conseguimos, sim, definir em algumas palavras-chave o que se mostrou mais relevante - e não apenas isso, mas o que reflete diretamente no Employer Branding de nossas empresas. Por isso, se tivéssemos que definir o evento em poucos tópicos que projetam como será o Futuro do Trabalho, esses seriam os escolhidos:


• Tecnologia: foco na Inteligência Artificial

Sem dúvidas, o assunto central do Web Summit foi a Inteligência Artificial. As palestras focadas no tema discutiam desde as suas vantagens, como a criação de novos cargos e uma renovação na forma de recrutar, até os seus perigos, como a falta de privacidade.


Além das famosas IAs, outros tipos de tecnologia foram discutidos. Do Web3, ao Crypto, do Blockchain a Tokenização - a maioria das startups presentes possuíam conexão com tecnologia, das mais variadas áreas, inclusive RH.


• ESG: Diversidade e Sustentabilidade

ESG foi o tema que abriu a primeira palestra do Web Summit. Extremamente importante para estratégias de Employer Branding, o ESG foi abordado, com maior volume, a partir de dois subtópicos: a diversidade e a sustentabilidade.


Falou-se muito em geração de oportunidades, inclusão em empresas brasileiras, alterações climáticas, energia renovável e outros temas relacionados.


• Saúde no Trabalho

Assunto presente na maioria dos eventos que abordam tendências mundiais, falas sobre a saúde física e mental não podiam faltar. No Web Summit, ouvimos muito sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o bem-estar dentro do ambiente corporativo.


Também foram destacados temas que influenciam diretamente na saúde dos trabalhadores, como o modelo de trabalho e o exercício físico. Quem trabalha com Employer Branding sabe da importância dessas discussões.


• Marketing: foco no Marketing de Influência

E o Marketing? Esteve muito presente! O Web Summit trouxe o Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital atual, para ensinar um pouco sobre as tendências da área para 2024 e, depois, sobre a relevância da estratégia omnichannel.


Além dele, outros diversos talentos do Marketing estiveram presentes, mas destacamos, principalmente, a conexão do evento com o Marketing de Influência. Aliás, já pensou na eficácia de influenciadores para marcas empregadoras? No evento, influenciadores como Kondzilla, Bianca (Boca Rosa) e Luciano Huck foram convidados para Q&As e palestras sobre inovação e criação de conteúdo.


 

O que tudo isso tem a ver com Employer Branding?

Tudo! O Web Summit é um evento gigante e indica tendências em alta para o futuro - no nosso caso, para o futuro do trabalho. E se o trabalho é impactado, as estratégias de Employer Branding também são.


Tecnologia, ESG, saúde mental dos talentos e Marketing (seja o Marketing tradicional, o Inbound Marketing, o Marketing de Influência…) já são realidades que impactam a vida do profissional de Employer Branding brasileiro. Mais do que isso, estratégias que podem ser aplicadas para atrair, fidelizar e engajar talentos.


Quer saber mais sobre a ligação do Web Summit com o Employer Branding, com cases e material de apoio? Então…


 

Bônus: [AULA GRATUITA] o melhor do Web Summit para Employer Branding, com cases e material de apoio.


Eu sou a Gabriela Soares, Supervisora de Mídias Sociais e Conteúdo aqui na ILoveMyJob, e fui até o Rio de Janeiro acompanhar o Web Summit de pertinho. O meu objetivo? Trazer, de lá, os melhores insights de Employer Branding, mostrar um pouco dos estandes conectados com marca empregadora e dividir tudo isso com você!


Por isso, preparei uma aula gratuita que não apenas mostra os melhores insights para o futuro do trabalho, mas também exemplifica com cases práticos do próprio Web Summit e do mercado para que você turbine as suas estratégias de Employer Branding. Inscreva-se abaixo na lista de espera para receber a aula direto no seu e-mail.


336 visualizações0 comentário
bottom of page