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  • Foto do escritorCarla Rodrigues

5 tendências de Employer Branding para 2024


Pessoa segurando uma lâmpada com a luz acessa. Na mesma imagem está escrito "2024". A lâmpada forma o "0" do "2024".

Novo ano, vida nova! Com a chegada de 2024, estamos observando de perto o surgimento de mudanças culturais e novas tendências, além dos desdobramentos de novos capítulos de temas que já fazem parte do nosso dia a dia nos últimos tempos.


Continuamos com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, diversas inovações tecnológicas e um foco crescente na experiência do colaborador.


Mas o que podemos esperar para esse ano? Neste artigo, vamos explorar as trends de Employer Branding que apostamos que ganharão força em 2024!


O que você encontra nesse artigo:


 

1. Inteligência artificial chegou para ficar

O uso da inteligência artificial (IA) e da análise de dados em uma estratégia de Employer Branding ajuda as empresas a economizarem tempo, acelerando seus processos de coleta e análise de informações e tornando mais fácil a personalização e direcionamento de conteúdos para diferentes públicos.


Essas ferramentas também ajudam empresas a compreender melhor a situação atual da marca empregadora. Com isso, elas podem adaptar suas estratégias em tempo real, melhorando a satisfação dos candidatos e colaboradores.


É importante lembrar que o uso da IA não deve ser considerado um substituto para a interação humana – ela é somente uma ferramenta de apoio à tomada de decisões e à otimização da marca empregadora.



2. Redes sociais como principal canal de marca empregadora

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais dominaram tudo, incluindo o universo da atração de talentos.


Empresas que comunicam seu posicionamento de Employer Branding de forma consistente em redes sociais como LinkedIn, Instagram e Tik Tok têm mais chances de atrair potenciais candidatos alinhados à sua cultura. 


Além disso, campanhas lançadas nessas redes ajudam na interação entre as empresas e seus públicos-alvo, apresentando-as como lugares atraentes para trabalhar.



3. Marketing de influência com talentos

Histórias de colaboradores e postagens de executivos e lideranças chamam mais atenção do que posts de páginas corporativas. E isso tende a aumentar cada vez mais, assim como a criação de conteúdos mais autênticos, transparentes e reais, tendência iniciada pelos próprios usuários das redes sociais.


Por isso, o Marketing de Influência é tão visado no Employer Branding. Para aplicar essa estratégia, nossa dica é identificar pessoas influenciadoras e embaixadoras da sua empresa e, depois disso, convidá-las para serem porta-vozes da sua marca empregadora nas redes sociais.


Mockup da primeira página do e-book "Programa de Embaixadores de Employer Branding e Comunicação Interna: o passo-a-passo para criar o seu". Texto: Baixe agora: Programa de embaixadores de Employer Branding e Comunicação Interna: monte o seu"

4. Táticas e canais específicos para atrair a Geração Z

A Geração Z, formada por pessoas nascidas entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, está revolucionando o mercado de trabalho logo em seus primeiros anos de experiência.


Essa geração, que nasceu e cresceu com a tecnologia, tem uma relação diferente com o trabalho. Ela é formada por profissionais antenados, com pensamentos rápidos e uma maior facilidade para desenvolver carreiras em home office, longe dos escritórios.


Eles também não se importam apenas em ganhar dinheiro, mas sim em poder realizar atividades das quais realmente gostam, com foco na qualidade de vida.


Por isso, a tendência para 2024 é que as empresas foquem ainda mais em canais específicos para atingir a Geração Z, como o Tik Tok, e em estratégias de marketing que destaquem os valores corporativos, as oportunidades de desenvolvimento e um ambiente de trabalho inclusivo.


5. Mídia paga como aliada

Em um mar de outras empresas que também querem aparecer no feed de futuros candidatos, o investimento em mídia paga pode fazer a diferença.


Mockup da primeira página do e-book "Métricas em Employer Branding". Texto: Baixe agora: e-book Métricas em Employer Branding

Um dos principais motivos para isso é que, com a mídia paga, a empresa tem mais chances de sair da bolha, o que potencializa as suas campanhas nas redes sociais e leva as pessoas a realizarem ações, como se inscrever em uma vaga ou tornar-se um talent lead, por exemplo.


Além de tudo isso, ela também proporciona uma maior clareza em relação aos investimentos X retornos da empresa, oferecendo números concretos para ilustrar a importância de focar na gestão estratégica de marca empregadora!


 

E aí, você acha que essas tendências estarão presentes no mundo do Employer Branding em 2024? Caso tenha mais algum palpite do que vai virar “trend”, deixe aqui nos comentários!

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