top of page
  • Foto do escritorCarla Rodrigues

Employer Branding, Employee Experience, Comunicação Interna e Endomarketing: quais são as diferenças e como se conectam?

Atualizado: 26 de fev.


Pessoas segurando peças de um quebra cabeça.

Se você está no mercado de trabalho há algum tempo, sabe que a comunicação das empresas e a área de recursos humanos evoluíram muito de alguns anos para cá. São novas formas de levar informações, novas teorias, novas estratégias e, claro, diversos novos termos.


Employer Branding, Employee Experience, Comunicação Interna, Endomarketing… à primeira vista, eles podem até parecer falar sobre a mesma coisa, mas será que você sabe o que essas expressões realmente significam e como elas se conectam? Vem que a gente te explica!


Neste artigo, você encontrará um resumo sobre cada um desses tópicos, com exemplos que conhecemos em nosso dia a dia (spoiler: todos eles estão muito presentes na rotina do mundo corporativo!).


O que você encontra nesse artigo:


 

Para explicar sobre cada termo, não querendo (ou querendo sim) puxar a brasa para o assado da ILoveMyJob, precisamos começar com ele: o nosso queridinho Employer Branding!


1. O que é Employer Branding (EB)

Por ser uma das expressões mais novas deste artigo, o verdadeiro significado de Employer Branding pode ficar perdido entre tantas fontes de informação, mas vamos ao básico: Employer Branding, em tradução literal, significa gestão de marca empregadora.


Ou seja, é a construção de um posicionamento de marca para empresas que querem ser reconhecidas como um bom lugar para trabalhar, o que atrai novos candidatos às vagas e fideliza os colaboradores que já fazem parte do time.


Texto: Certificação EB Expert, aprenda Employer Branding com especialistas. Entre para a lista de espera e garanta R$200 DE DESCONTO. Clique aqui.


Para construir esse posicionamento, são utilizadas estratégias de comunicação, marketing e storytelling, buscando fortalecer o discurso da marca empregadora na mente de futuros e atuais talentos das empresas.


Exemplo: você já pensou em trabalhar no Google? A empresa, além de ser muito forte como marca institucional, também tem um grande poder como marca empregadora.


Por conta do seu posicionamento, apresentado a nós por meio de propagandas, filmes e depoimentos de colaboradores, o Google é admirado não só por ser o maior site de buscas na internet, mas também por ser um local de trabalho divertido, colaborativo e inovador. E isso só se torna possível com a gestão da marca empregadora!


2. O que é Employee Experience (EX)

Não adianta ter um posicionamento de marca empregadora lindo se, no dia a dia na empresa, as coisas são bem diferentes. Para que esse discurso seja realidade, é importante investir no Employee Experience ou, em tradução livre, na experiência do colaborador.


O EX busca fortalecer o elo entre os colaboradores e a empresa em todas as fases de interação, desde o processo seletivo até o desligamento. Para isso, são adotadas estratégias como pesquisas do perfil do público interno, desenvolvimento de líderes, investimentos em novas tecnologias e ações para melhorar o clima organizacional.


O interessante é que todas as empresas proporcionam o Employee Experience, e ele pode ser positivo ou não. A diferença está nas organizações que investem na experiência do colaborador estrategicamente, alcançando melhores resultados.


Exemplo: a sua empresa já pediu sugestões de melhoria para os colaboradores e realmente aplicou essas mudanças nos processos internos? Isso é investir em Employee Experience. Ao sermos ouvidos, sentimos que a empresa está atenta à nossa opinião e focada em melhorar o ambiente de trabalho. 


3. O que é Comunicação Interna (CI)

Mas afinal, como divulgar o posicionamento da marca empregadora para todos os profissionais de uma empresa? Com muita Comunicação Interna! Na verdade, a CI não serve só para isso: ela é realizada por qualquer empresa que transmite uma informação a seus colaboradores. 


A Comunicação Interna é responsável por viabilizar o diálogo e a interação entre todas as áreas da empresa, garantindo a circulação da informação em todos os setores. Em resumo, é qualquer comunicação da empresa que tem como público-alvo os seus talentos internos.


Mockup da primeira página do e-book "Programa de Embaixadores de Employer Branding e Comunicação Interna: o passo-a-passo para criar o seu". Texto: Baixe agora: Programa de embaixadores de Employer Branding e Comunicação Interna: monte o seu"

Exemplo: a Comunicação Interna pode ocorrer de diversas maneiras, como por telefone, e-mail, intranet, jornal mural, TV corporativa, Slack, Zoom, Google Meet, por meio das lideranças, em reuniões, entre outros.


4. O que é Endomarketing

Por fim, vamos falar sobre o Endomarketing, que usa estratégias de marketing voltadas para ações internas. Enquanto o marketing foca na venda de produtos ou serviços para clientes (público externo), o Endomarketing busca “vender” a empresa para os colaboradores (público interno), criando um time de apoiadores da marca. 


Mockup da primeira página do e-book "Employer Branding e Endomarketing". Texto: E-book: Employer Branding e Endomarketing. Baixe agora.

O objetivo do Endomarketing é obter maiores níveis de engajamento dos colaboradores e, para isso, ele deve contar com a Comunicação Interna. Afinal, para transmitir as mensagens de forma criativa e interessante, as empresas precisam usar pelo menos um canal de CI.


Exemplo: para que os colaboradores sintam-se parte da empresa, o Endomarketing pode promover diversas ações, como treinamentos e capacitações, incentivos ao diálogo e à troca de experiências, eventos corporativos e valorização do desempenho individual e coletivo.


 

Como essas áreas se conectam?


Percebeu como tudo se conecta? Com uma Comunicação Interna eficiente, você pode realizar uma série de ações de Endomarketing que vão contribuir para a evolução do Employee Experience, reforçando o Employer Branding da empresa. 


Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre cada um desses termos. Ah, e se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Vamos amar bater um papo com você :) 


Aproveite para conferir nossos outros posts aqui no blog e, se quiser aprender ainda mais sobre esse universo, conheça os diversos cursos da ILoveMyJob People University clicando aqui.  

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Irich Creativestudio
Irich Creativestudio
Mar 05

Thanks for the good blog

Like
bottom of page