• Angélica Madalosso

EB Lover By Rafael Mitrano Gasques



Hoje o protagonista da editoria EB Lover é o Rafael Mitrano Gasques.


=> Qual sua área de formação?

Me formei em Relações Internacionais na faculdade e sou pós-graduado em Gestão de Pessoas e Negócios.

Conversando com diversos profissionais que trabalham com EB, vejo que muitos deles não são graduados em RH, Marketing ou afins. Portanto, se você se encaixa nesse perfil e tem vontade de conhecer mais e trabalhar com EB, se jogue!

Tem alguns ótimos cursos para estudar e aprender, incluindo o da ILoveMyJob.


=> Há quanto tempo você trabalha com EB?

Um pouco mais de 2 anos. Trabalhei durante muitos anos na área comercial e durante a pós-graduação percebi que era o momento de fazer uma transição de carreira para EB. Ou seja, nunca é tarde demais pra fazer algo que você goste 😉.


=> Qual empresa você trabalha hoje?

Trabalho na Ame Digital, fintech do grupo Americanas SA.


A Ame nasceu com o propósito de revolucionar a maneira como as pessoas se relacionam com dinheiro, disponibilizando um super app para impactar o dia a dia das pessoas. Quem quiser conhecer mais sobre a Ame dá uma olhadinha neste link: https://bit.ly/2A7pCH8.



=> Quais são as suas principais atribuições?

Estou construindo as áreas de Atração e

Employer Branding na Ame. Mas não faço nada sozinho, eu e as nossas guerreiras do time fazemos o planejamento e execução das estratégias para essas áreas. Nossa missão é tornar a marca da Ame mais conhecida como local pra se trabalhar, sempre focando nos objetivos de atrair mais candidatos com nosso fit, engajar os “Amers” (funcionários da Ame) e reter talentos. Criamos estratégias e realizamos atividades voltadas para: gestão de redes sociais, criação de conteúdos, programas de entrada (estágio, trainee, jovem aprendiz), eventos de recrutamento e diversidade, meetups, hackathons, relacionamento com universidades, entre outras.


=> Qual o maior case que você já trabalhou ao longo de sua trajetória?


O maior case foi a campanha de engajamento nas redes sociais. Montamos um plano para aumentar o engajamento dos “Amers” e do público externo nos posts do LinkedIn, criando e validando diversas maneiras e estratégias diferentes, até entender, a partir da análise de dados, qual faz mais sentido dado nosso momento e público.


=> Que dica você daria para quem quer trabalhar na área?


3 principais dicas para quem ainda não trabalha com EB:

  1. Se conecte no LinkedIn com pessoas que trabalham na área: veja quais são as empresas que você mais admira a marca empregadora, siga o perfil e acompanhe as postagens.

  2. Estude muito: faça cursos (lembrando novamente do curso da ILoveMyJob), leia artigos, escute podcasts, etc.

  3. Participe de eventos de EB: junção dos dois pontos acima, além de obter mais conhecimento você começa a fazer networking e compartilhar experiências sobre o tema.

4 principais dicas para quem trabalha com EB:

  1. Tudo o que foi falado no tópico anterior – afinal todos são muito importantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

  2. Mão na massa em todas as ações dentro da empresa: participe de tudo o que está rolando para que você esteja antenado e possa compartilhar o que a sua empresa vem fazendo de legal.

  3. Se relacione bem com as pessoas de todas as áreas: seja parceiro principalmente das áreas que você tem que trazer conteúdo relevante (ex: Tecnologia, Segurança da Informação, Dados, Diversidade, etc), e também das áreas que você precisa de alinhamentos estratégicos (ex: Branding/Marketing, Recrutamento, Engajamento, entre outras).

  4. Compartilhe conhecimento: além de ajudar as pessoas novas na área de EB, você acaba se desenvolvendo como profissional e aumentando seu networking. Falando nisso, fiz um artigo para ajudar as pessoas no processo de escolha da empresa para trabalhar baseando nos pilares de propósito e cultura. Quem tiver interesse em conhecer mais é só clicar neste link: https://bit.ly/3f0zgK9.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo