Aprenda com aulas online e masterclasses ao vivo, ministradas por professores referência no mercado, com muito conteúdo e momentos de trocas entre professores e colegas.
Conheça cases nacionais e internacionais, e descubra, na prática, como utilizar as melhores ferramentas e métricas para ajudar você a criar ou acelerar a gestão estratégica da comunicação interna da sua empresa.
Modalidade Flipped Classroom
Cada módulo possui masterclasses ao vivo, com professores referência no mercado e que atuam em diversos segmentos: tecnologia, educação, serviços e varejo. Momentos com muita interação para trocar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer sua rede de relacionamentos. Essas aulas são intercaladas com conteúdo aprofundado, disponibilizado em videoaulas gravadas em nossa plataforma de ensino, com base nas principais teorias e práticas em Comunicação Interna.
Módulos do Curso
Módulo 1
​Definição comunicação interna
A importância da CI
CI & Cultura
CI & Endomarketing
CI & demais áreas
Comunicação Interna Estratégica
Canais de CI
-
Intranet
-
Workplace
-
Slack
-
Teams & Yammer
-
E-mail & Newsletter
-
WhatsApp
-
TV Corporativa
-
Podcast
-
Revista
-
Jornal Mural
-
Liderança
-
Governança dos canais
Módulo 3
Comunicação Interna na Prática
Desenvolvendo suas editorias de CI
-
Entendendo quais os assuntos que os colaboradores querem saber
-
Entendendo os assuntos que são importantes para a empresa
-
Criando uma frequência de conteúdos
Principais campanhas e comunicações
-
Mapeando o que é importante para a empresa
-
Criando campanhas e ações conectadas com a cultura
-
Benchmark: algumas ideias criativas
Tom, voz e manual de marca na Comunicação Interna
-
Encontrando sua forma de falar
-
Formalidade x Informalidade
-
Imagens, fotos e ilustrações
-
Criatividade e conexão
Programa de Embaixadores & Focais de CI
-
Como estruturar um programa
-
Papéis e responsabilidades
-
Recompensas e desafios
CI & Employer Branding na prática
-
Canais de conteúdo
-
Employee Experience
Módulo 4
-
Líder como canal de comunicação
-
Sensibilização das lideranças
-
Rituais de comunicação Líder-Equipe
-
Instrumentalização dos líderes
-
Gestão da Mudança
-
Celebração e Reconhecimento
Liderança Comunicadora
-
Métricas em CI
-
CI em tempos de excesso de informações
-
Tendências em CI – gamificação, processos, LGPD, chat GPT
Módulo 5
CI assertiva
Masterclasses ao Vivo
28/04 - Masterclass de abertura
com Angélica Madalosso
11/06 - O Papel da Comunicação Interna na Estratégia e Cultura Organizacional com Rodrigo Chaves
25/06 - Tecnologia e Tendências em Comunicação Interna
com Fernando Freiria, da Neon
09/07 - Comunicação Interna & Change Management
com Cíntia Rizzo, da Boehringer Ingelheim
23/07 - Governança de comunicação Interna na Indústria
com Caren Brum Morais Coordenadora de Comunicação Interna na
The Kraft Heinz Company
Masterclass Bônus - Comunicação Interna e CRM de Talentos com Kleber Piedade - CEO da Matchobox (gravada).
Time de Professores
ANGÉLICA MADALOSSO
Founder e CEO da ILoveMyJob
Relações Públicas, com mais de 10 anos de experiência em EB, Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Já criou e planejou projetos nacionais e internacionais para empresas dos mais diversos segmentos. Coautora do livro “A Experiência do Colaborador” 2020.
LUCIANA SÁLVARO
Especialista em EB
Jornalista pela UFPR e pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios (FAE Business School) e em Comunicação e Design Digital (ESPM), possui mais de 12 anos de experiência em Comunicação Interna, Employer Branding, Cultura Organizacional, Marketing, Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Com uma visão multidisciplinar sobre as diversas matérias de comunicação, busca as correlacionar para ajudar as empresas a criarem marcas empregadoras mais fortes. Já atuou nas empresas HSBC, Grupo CR Almeida, Central Press, Rentcars, Contabilizei e Logcomex, sendo nas últimas duas com a coordenação de áreas de comunicação & EB.
PATRICIA BANDEIRA
Founder da ILoveMyJob
Administradora, mestre em Psicologia e doutoranda em Gestão de Pessoas, possui mais de 10 anos de experiência na área de Educação, Pesquisa e Capacitação de líderes e equipes para grandes empresas brasileiras. É professora de pós-graduação e pesquisadora do Observatório Internacional de Carreiras da UFRGS.
RODRIGO CHAVES
Head de Comunicação, DE&I, Treinamento e DHO na International Meal Company
Experiência de mais de 10 anos em empresas de grande porte, atuando em projetos de Comunicação Interna, Cultura e T&D, para o Brasil e América Latina. Já atuou em comunicação interna para empresas como Aramis, Arezzo e Cia. Hering.
CÍNTIA RIZZO
Gerente de Comunicação na Boehringer Ingelheim
Profissional com sólida vivência em Comunicação Interna, já atuou na área em grandes companhias, como Bimbo, Johnson-Johnson e Kimberly-Clark.
KLEBER PIEDADE
CEO na Matchbox
Com mais de 10 anos de experiência no segmento de recursos humanos, está há 5 à frente da HRTech. Além disso, também é cofundador da E-Moving, maior empresa de assinaturas de bicicletas elétricas do Brasil. Formado em Propaganda e Marketing na ESPM, Kleber também tem MBA na USP em Administração e teve passagens pelas áreas de marketing de empresas como Diageo, BASF e Pernod Ricard.
CAREN BRUM MORAIS
Coordenadora de Comunicação Interna na The Kraft Heinz Company
Formada em Comunicação Social - Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com pós graduação em Marketing Estratégico (Ênfase em Meios Digitais). Atua há 11 anos em frentes que envolvem comunicação externa, interna, employer branding e cultura. É professora/facilitadora na Lemonade School, responsável pelo tema sobre marca empregadora na teoria e na prática. Teve passagens por grandes empresas como: Unimed, Japan Tobacco International (JTI), Raízen e Único ID Tech. No momento, vive um novo desafio na Kraft Heinz como Coordenadora de Comunicação Interna Brasil (Operations), buscando tornar a vida das pessoas mais deliciosa.