WORKSHOP

Eu tenho recebido muitos emails de gente de fora do Rio de Janeiro me pedindo informações sobre o Workshop de flash I LOVE MY JOB, essa página contém todas as informações necessárias a quem vai participar e para quem quer organizar um em sua cidade.

O Workshop tem duração de 2 dias, preferencialmente nos finais de semana por causa do meu trabalho. Quanto mais cedo for agendado para fora do Rio, com mais facilidade eu consigo me programar. É impossível fazê-lo em menos de 2 dias.

Qualquer fotógrafo, iniciante, hobbista ou avançado, pode participar e independe do ramo de atuação, os flashes são úteis em qualquer área ou lugar.

Os últimos participantes do WS aqui no Rio deram um depoimento sobre o curso que pode ser útil, veja abaixo:

Nos dois dias o curso começa às 9:00 h e termina às 18:00 h, há uma pausa de 1 hora para almoço e descanso. Uma boa pedida para quem quer organizar um em sua cidade é tentar uma parceria com pousadas ou hotéis que tenham uma sala para a aula teórica e uma área aberta com iluminação natural, assim interessados de cidades/estados próximos podem se hospedar (eu inclusive) e o convívio e a troca de experiências é amplificada.

O custo do WS varia de acordo com o local a ser realizado por causa de passagens, hospedagens e alimentação, mas minha tentativa é reduzir o máximo possível os custos para viabilizar a realização, meu objetivo é educar e mostrar o poder dos flashes, mas lembrem-se de que também tenho contas a pagar :)

15 participantes é o máximo de alunos por turma, mais do que isso vira um caos. Acreditem.

Uma apostila digital ( a apresentação do Workshop) é cedida aos alunos ao final do curso.

DIA 1

O primeiro dia é uma aula teórica e embora os alunos não cliquem ainda, recomendo que levem seus equipamentos (camera e flashes) para que entendam a programação usando seus próprios modelos.

Basicamente nesse dia os tópicos abordados são os seguintes:

-Por que usar um flash?

-Quando usar um flash?

-Como o flash funciona

-o número guia (NG) e seu desdobramento na iluminação das fotos

-O flash no Modo Manual

-exposição, a abertura e a velocidade do obturador

-o flash no modo TTL

-Como o TTL funciona

-Como balancear flash+ iluminação natural

-Uso criativo do gel e variações de WB da câmera

-Tripés, acessórios úteis, adaptadores e modificadores de luz

-O sistema CLS da Nikon

-Flashes em REMOTE e MASTER e programação dos “built-in” flashes ( o commander mode )

-Mistérios no comportamento da luz

- A lei do inverso do quadrado da distância

-Luz difusa e Luz dura

-Dicas de direção de modelos

Eu começo o primeiro dia explicando todos os conceitos e depois do almoço monto uma sessão de fotos com a ajuda de uma modelo local, mostrando como programar os flashes, começo com um SB (normalmente o 600) e termino a sessão com 4 ou 5 no estúdio com todos os modificadores em ação.

AVISO: Embora tenhamos uma modelo nos ajudando, esse não é um workshop de moda ou retratos, o participante não produzirá uma capa da VOGUE, aprenderá a dominar seu equipamento.

DIA 2:

Aqui os participantes praticam tudo o que aprenderam no dia anterior, é o momento da aula prática. Se a turma fechar em 15 alunos, contrato uma segunda modelo local e divido a turma em dois grupos, cada um clicando uma modelo progressivamente e, com calma, os flashes vão sendo introduzidos aos poucos depois de uma série de cliques. Como os resultados aparecem imediatamente, a empolgação é grande, portanto, peço que se segurem para que todos tenham a chance de clicar com calma e entender os conceitos todos.

Depois do almoço voltamos para o estúdio e inicia-se uma sessão para análise das fotos resultantes

Fim do workshop.

O QUE O PARTICIPANTE PRECISA LEVAR:

-camera, flash, dúvidas e entusiasmo. (eu levo 5 flashes para os WS, caso alguém não os tenha ainda posso emprestar um modelo)

Por favor, IDENTIFIQUEM SEUS EQUIPAMENTOS, DESDE OS FLASHES ATÉ DIFUSORES E ACESSÓRIOS.

O QUE O LOCAL PRECISA TER PARA A REALIZAÇÃO DO WORKSHOP?

-tomadas para computador, um data show, uma sala fechada para a aula teórica e um local aberto, iluminado pelo sol e seguro para a aula prática.

-2 modelos pacientes e de ótimo humor.

No blog existe uma página FAQ com outras dúvidas sobre o WS, o link é esse aqui

Qualquer dúvida é só escrever para: renatorochamiranda@gmail.com ou me seguir no twitter: @i_lovemyjob

abraços

BOA LUZ E BOA SORTE


top