Post escrito

O Domo Difusor e o Flash Rebatido 13

No último vídeo sobre o domo difusor eu mostrei como uma foto com ele era rigorosamente igual, em qualidade de luz, a outra sem o domo e que, para piorar, ele ainda diminuía a o numero guia do flash, limitando o alcance da iluminação.

A resposta é simples: se o domo, que tem o mesmo tamanho e está na mesma distância do flash conseguisse difundir a luz então a cabeça do flash também conseguiria.Para uma luz difusa, uma fonte extensa deve ser usada muito próxima do motivo.

O sol é um exemplo perfeito: é 330 mil vezes maior que a Terra, mas seus 150 milhões de quilômetros de distância o deixam tão pequeno que sua luz é idêntica a de um simples flash.


sol-e-maior-que-todos-os-planetas-do-sistema-solar-juntos-1426879946521_956x500

Eu terminei o vídeo com a pergunta: se o domo não difunde a luz, para que ele serve?

A resposta pode ser encontrada observando o seu ( não o seu, o do flash) comportamento quando o domo é acoplado.

Minha câmera está em ISO 100, abertura f/8, velocidade de 1/250s e o flash em carga total e cabeça ajustada para 50mm, o alcance mostrado é de 3,7 m, quando acoplado, o domo diminui o alcance consideravelmente para 1,5 m e a cabeça permanece fixa em 14mm.

A física explica: quando a luz de uma fonte luminosa pontual se espalha em várias direções, o alcance é muito menor do que quando a mesma luz se concentra em uma direção apenas.

O que o domo está tentando fazer com o flash é espalhar sua luz em toda direção possível, na esperança que ela encontre um teto ou uma parede próxima ( bem próxima) e branca ( bem branca) para que sua luz rebata em uma superfície grande e assim fique difusa.

Não é o domo que difunde, mas qualquer coisa gigante que esteja próxima do flash, o domo está transformando seu flash em uma lâmpada!

Sim, uma lampâda, um bulbo, igual a essa que vc tem no teto de sua casa. Mas já tentou expor uma foto usando essa luz?

Tem que subir o ISO para níveis degradantes de imagem, usar aberturas grandes e velocidades lentas…

Com o flash, seu ambiente é inundado com tanta “massa de luz” que sua câmera pode ser operada em ISOs baixos, aberturas médias e velocidades altas, tudo que vc precisa para ter uma imagem minimamente decente sem ter que depender de câmeras caras ou lentes claras.
Já viu que usar o domo em ambiente externos, sem paredes ou tetos por perto é pura perda de tempo né?

E como o domo sempre estrangula o facho luminoso, seu flash está trabalhando abaixo do que ele poderia render se não estivesse usando ele.
Com a facilidade de operação dos flashes em modo remoto, ficar rebatendo a luz em parede ou teto é a opção mais estúpida que você pode escolher, por algumas razões:

1- Quem rebate não ilumina, clareia!

Rebater distancia o seu flash do assunto, o que vai alterar drasticamente a forma como a luz se distribui na foto.
2- Com a cabeça fora da posição original, o flash deixa de informar o alcance da iluminação.

Há um painel de Jumbo 747 fazendo todas as contas na velocidade da luz e, deliberadamente, você escolhe voar à noite no visual só porque um bando de gente faz igual.

Você gasta quase 500 dólares por um microprocessador preciso e acha bonito dispensá-lo e ficar chutando possibilidades.
3- Uma luz suave vindo de “pino” é tão ruim quanto uma luz dura vindo de frente. O fato de ser suave, não significa que é bonito.

A idéia de que um “flashão na cara” é péssimo vem de fotos mal feitas com flash, feitas por fotógrafos que não tinham a menor idéia do que estavam fazendo e resolveram levantar o flash para quebrar o pancadão mal calculado de luz que fritava o rosto da pessoa, e passaram a repetir esse procedimento simplesmente porque deu certo uma vez.

Também dá certo quando é bem usado. Posso te mostrar bilhões de fotos estouradas feitas com luz natural e nem por isso se ouve: “argh!, detesto luz natural, chapa demais”

4- Nem sempre há paredes brancas e baixas disponíveis.

Rezar para que a locação tenha as condições perfeitas para uma boa foto é contar demais com a sorte e se colocar em desvantagem desnecessariamente.

Seu flash pode criar uma bela imagem em qualquer locação, a qualquer hora do dia, com qualquer luz imaginável.

5- Porque tirar o flash da câmera é mais divertido que rebater

Vou ficando por aqui!

Inscreva-se no canal, siga-me no instagram ou no facebook, email: renatorochamiranda@gmail.com e leia mais posts interessantes sobre iluminação e flash no I LOVE MY JOB.
Boa luz e boa sorte!

RSS para os comentários

13 comentários para esse post

  1. Carol Talina disse:

    Ótimo texto!

  2. Obrigado Carol, sempre bem-vinda!

  3. Daniele disse:

    Como fazer em festa infantil? Criança não espera VC ajustar seu flash fora da câmera?

  4. Verdade, não esperam, por isso que se deve entender como a luz se comporta para ajustar a luz um pouco antes e a seu favor. Comentei sobre a abrangência luminosa exatamente por isso, é a parte negligenciada da fórmula de intensidade. VC entra na festa com tudo acertado antes e a criança pode se mexer à vontade, exatamente como na luz natural
    Qualquer dúvida escreva Dani! abração

  5. Rafael Pavão disse:

    Show… explicação importante para entendermos nossos equipamentos e fazer bom uso deles!! muito obrigado!

  6. fique você sabendo que a Luz se comporta de diversos jeitos . não porque você colocou o Flash Atal Distância que a Luz vai chegar no Mesmo Objeto Com a mesma Intensidade . Você esta a 5 metro de um Objeto é tira uma Foto é a Foto Fica Escura ou mais Clara Então você só tem mexer nas Configuração da Maquina ou Chegar Mais Perto ou se Distanciar do Objeto . Isso fica Claro com o Domo Difusor Também . vi os Seus Exemplo é fique indagando se Você estava Brincando ou Você não Sabe Mesmo Como Funciona Esse Aparato da Fotografia . se Você Não Sabe Mesmo . Vou te indicar . Leandro Nunes O Maior Especialista de Flash Canon , Yongnuo , Sony é Também Nikon entre Outros . Também tem Adriano Gonçalves é Outro grande especialista de Flash que Você Conheceu No Japão Eduardo Fuli .. Não Fique Acanhado se Você Não Sabe Para Que Serve O Domo Difusor eu Também Tinha essa Mesma Duvida é tive Aulas com Essas Feras Da Fotografia .. Para que serve essa Coisa em cima do Flash Hoje EU Ja sei PARA QUE SERVE OK é Você Também Vai Ficar Sabendo .. outro Eles Conhece Todos Flash Não é só da Nkon …

  7. O sol é um exemplo perfeito: é 330 mil vezes maior que a Terra, mas seus 150 milhões de quilômetros de distância o deixam tão pequeno que sua luz é idêntica a de um simples flash. Parabéns você Foi até o SOL é Mediu ele você é a unica Pessoa que Foi no SOL é Voltou Viva Parabéns

  8. Minha câmera está em ISO 800, abertura f/2.8, velocidade de 1/125s e o flash em carga total e cabeça ajustada para 50mm, o alcance mostrado é de 3,7 m, quando acoplado, o domo Almenta o alcance consideravelmente para 1,5 m e a cabeça permanece fixa em 24mm.

    A física explica: quando a luz de uma fonte luminosa pontual se espalha em várias direções, o alcance é muito mair do que quando a mesma luz se concentra em varias direção apenas.

  9. Olá Renato Rocha Miranda venho Em Nome Da Nossa PRESIDENTA Dilma Vana Rousseff . Pedir Apoio Nessa Luta Contra o GOLPE Divulgue em Sua Pagina no Facebook , Youtube , Instagam é no Site na Internet o Seu Apoio Nessas Paginas da Internet . NÃO AO GOLPE .. Esse Pais nunca teve um Pessoa mais Honesta que a Nossa PRESIDENTA DILMA Um Calorozo Abraço

  10. Rapaz, antes de mais nada melhore seu português, tá difícil de entender o que vc escreve. Outra: se eu estou a 5 metros da minha modelo , ou a distância que eu quiser, eu não preciso mexer em configuração alguma ou chegar meu flash para perto ou para longe, eu sei como calcular a exposição correta com domo ou sem domo. Em vez de bancar o malandro, vai estudar antes de falar besteira aqui ok? ou vá bajular gente em outra freguesia, faça-me o favor, palhaço.

  11. novamente, vc copiou o que eu escrevi e ainda conseguiu entender errado. Vou tentar novamente, qualquer coisa eu desenho tá? A luz espalhada em várias direções tem um alcance MENOR, rapaz, MENOR que quando concentrada numa direção somente.É menor o alcance, escreve mais vezes para não errar mais! abração

  12. Muito engraçado, nossa, to rindo até agora com suas palhaçadas, continue assim, vc será um palhaço de sucesso em breve!

  13. Obrigado você Rafael!

Por favor, deixe um comentário

* itens obrigatórios

I LOVE MY JOB utiliza WordPress com FREEmium Theme.
As modificações foram feitas por Carlos Alberto Ferreira