Archive fevereiro 2011

WORKSHOP EM SÃO PAULO 3

Era para vocês lerem esse post logo após um bate papo com o fotógrafo André Arruda, mas o Rio de Janeiro costuma “travar” quando pingos de água caem do céu e bastou uma gota para que uma agradável TWITCAM (que ficou remarcada para quarta-feira, dia 23, às 22 horas) fosse por água abaixo (ugh! trocadilho infame).

Tem sido uma aventura viajar pelo Brasil ministrando o Workshop de Flash e Iluminação Criativa I LOVE MY JOB, estive no início do ano em Cuiabá, depois em Brasília e agora chegou a vez de São Paulo, em todo bate papo que faço os paulistas me cobravam isso.

Pois bem, alguma coisa acontecerá no meu coração nos dias 19 e 20 de Março, quando estiver pisando na terra da garoa. A procura pelo curso tem sido muito grande e achei que seria válido facilitar o pagamento e a organização colocando o WS disponível para a venda na I LOVE MY SHOP, a loja virtual do blog. Graças à parceria com o Pagamento Digital, agora é possível parcelar a compra em em até 24 vezes,ou fazer transferência eletrônica de fundos e imprimir boleto bancário. Era meio pré-histórico ficar mandando comprovante de pagamento por email para lá e para cá.

As informações sobre o WS em Sampa estão na agenda do blog e uma nova loja virtual pode ser acessada aqui, ou clicando-se no I LOVE MY SHOP aí em cima na barra laranja superior. Simples, rápido e confiável.

Para maiores informações, basta escrever para o meu produtor Rafael, no novo email de contato: contatoilovemyjob@gmail.com. Se deseja levar o Workshop até a sua cidade, o Rafa tem o caminho das pedras.

Encontro com vocês em Sampa nos dias 19 e 20!

Boa Luz e Boa Sorte!

Nikon AF-S 50mm f/1.4 G = “B” 15

Havia uma forma fácil de “colar” na resposta da comparação no post anterior: quando se passava o mouse pelas imagens elas mostravam o link com a letra (D ou G) da lente que eu havia usado, mas dessa forma o teste não teria a menor graça.

A nova Nikkor AF-S 50mm f/1.4 G é a “LENTE B” e ela se mostra melhor mesmo em vários aspectos, embora a antiga ainda tenha uma qualidade excelente e um preço convidativo se considerarmos que novos filtros terão que ser adquiridos no “up-grade”. Eu normalmente uso 4 deles junto com essa objetiva (não ao mesmo tempo, lógico): um polarizador, um 81B, um UV e um anel adaptador para o sistema Cokin quando tenho que usar um filtro de densidade neutra graduado. Somando todos esses elementos, o salto representa um investimento considerável.

Algumas fotos mostram que a Nikon trabalhou com esmero na confecção da lente, a eliminação de “fantasmas” nas bordas da imagem fica evidente na foto do casal, assim como a melhora nas cores da foto. Veja uma comparação entre as duas fotos do casal se beijando em f/1.4, o “recorte”da camisa branca do homem fica melhor na lente nova e o rosa da camisa da mulher está mais saturado:

Detalhe 50mm f/1.4 D (LENTE A)

detalhe 50mm AF-S f/1.4 G (LENTE B)

Percebe-se com clareza que a acutância da lente foi aprimorada.

Há uma melhora na saturação das cores também:

detalhe 50mm f/1.4 D - LENTE A

detalhe 50mm f/1.4 G - LENTE B

Vitor, o menino que chorava no banco da praia porque brigara com sua mãe nos mostra que o contraste aumentou na nova lente, observem:

detalhe 50mm f/1.4 D - LENTE A

detalhe 50mm f/1.4 G - LENTE B

E com a melhora na nitidez, há mais detalhes no rosto de Douglas, o motoqueiro que posou para o primeiro retrato, mesmo em f/1.4:

Detalhe 50mm f1.4 D

Detalhe 50mm f1.4 G - LENTE B

e em uma incrível coincidência, enquanto adicionava essas fotos do Douglas aqui no blog uma discussão sobre a quantidade de lâminas no diafragma e a qualidade do bokeh no desfoque surgiu no Twitter graças ao @igor_fraga, prontamente meu amigo @VernagliaJr matou a charada:

“@igor_fraga : Quanto mais lâminas, mais redonda a abertura e mais suave o bokeh, diafragma de poucas lâminas forma polígonos nos brilhos, como pentágonos…”

É exatamente isso que ocorre na fresta entre as madeiras do fundo, observe como a primeira foto mostra polígonos brancos enquanto a segunda já mostra quase círculos perfeitos. Um dos poucos casos em que “mais é mais”.

Resumindo: uma excelente lente (trocadilho infame novamente…ih! virei poeta..rsrs), uns degraus acima da versão mais antiga.

Obrigado pela participação no post anterior e quem gostou compartilhe à vontade.

Amanhã viajo para Cuiabá para um novo WS I LOVE MY JOB e no final de semana seguinte é a vez de soltar os cães em Brasília e vem mais coisa boa por aí..aguardem! É só chegar a agenda para quem ainda não se inscreveu

Boa Luz e Boa Sorte!!

I LOVE MY JOB utiliza WordPress com FREEmium Theme.
As modificações foram feitas por Carlos Alberto Ferreira