Archive abril 2010

5 mulheres, 4 cães, 2 dias, 1 capa 65

Era uma quarta feira de Fevereiro, dia 24, eu voltava para a sala da redação após terminar as pautas e dei de cara com a Roberta, assessora de Viver a Vida, vindo em minha direção. Mal abri a porta de vidro e ela disparou:

Renato, precisamos fazer uma foto para a capa do canal Extra com 5 atrizes de idades diferentes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.”

Quando ela disse “capa” o cansaço desapareceu:  “ok, quando?”

Com toda a calma do mundo ela respondeu: ” Na quinta-feira a Lica Oliveira grava no estúdio J, na sexta pela manhã a Lilia Cabral estará junto com a Paloma Bernardi no estúdio A e de tarde a Giovanna Antonelli faz algumas cenas com a Clara Castanho no estúdio F. Clica 3 vezes e juntamos tudo depois. Tenho que mandar as fotos na própria sexta, você consegue montar uma luz móvel que aproveite o tempo entre as cenas?”

O cansaço voltou bem rapidamente ao me imaginar voando com quilos de equipamento durante dois dias pelos corredores dos estúdios, mas uma violenta mordida na altura do meu rim me trouxe de volta à Terra: cães luminosos! Um deles estava repousando na câmera que trazia pendurada no ombro. Ouviu toda a conversa. Só que dessa vez eu iria precisar da ajuda de uma pequena matilha.

O olhar esbugalhado do SB-900 que mordia a minha pele me dizia que eles estavam loucos para entrar em ação. Naquela noite eu dormi com 4 cães na minha cama, todos carregados e muito bem intencionados…

Na quinta feira à tarde eu montei um fundo branco nos corredores do estúdio J enquanto esperava o término da gravação da atriz Lica Oliveira. Eu gosto de pensar que uma fotografia é uma seqüência de escolhas corretas, faça uma diferente e a imagem que havia na sua cabeça desaparece. A primeira escolha que fiz foi determinar a qualidade da luz para aqueles retratos. Uma vez determinada, ela deveria se manter constante em todos os outros cliques já que todas as fotos seriam montadas em uma só imagem e luzes diferentes iriam denunciar a montagem. Como fotografava mulheres de 10 aos 50 anos, optei por uma luz suave em toda a foto. Posicionei 2 SB-800 adaptados em grandes soft-boxes de 120 cm x 90 cm a 45 graus da atriz.  Esse arranjo de luz pode deixar a foto totalmente sem graça se os dois flashes dispararem na mesma potência, uma forma perfeita de se fotografar um quadro, por exemplo, mas eu ainda queria sombras no corpo da Lica para dar uma sensação de volume, logo, um dos flashes disparava na carga correta e o outro 1 ponto abaixo, só para “abrir” as sombras. Na foto abaixo, o SB na esquerda dispara a 1/2 carga e o da direita em 1/4.

D200 em ISO 100, f/5.6 - 1/250s

Dois SBs ainda rosnavam na bolsa loucos para iluminar aquele fundo, mas como a foto seria recortada (não por mim, rsrrs), acabei deixando-os quietos.

Como eu ainda não sabia qual posicionamento daria aos flashes nas fotos das outras atrizes, cliquei mais algumas vezes a Lica com o esquema invertido, o da direita agora disparava em 1/2 carga e o da esquerda em 1/4, garantindo fotos com sombras na mesma direção qualquer que fosse o arranjo nas outras fotos (o que não adiantou muito como veremos logo no final).  Por questão de praticidade e espaço eu colocarei aqui as fotos que foram escolhidas pelo jornal para montar a capa. Eu fiz uma pequena edição não muito criteriosa para aumentar as chances de sucesso da montagem, mas sinto uma falta danada do braço direito da atriz na foto escolhida…

Abaixo um pequeno vídeo mostrando o esquema e alguns cliques da sessão, espero que gostem, porque ainda estou levando uma”pequena surra” do IMovie:

Fim da primeira sessão, hora de pensar no segundo dia: Como teria que juntar 5 mulheres de alturas completamente diferentes e uma delas ainda era uma criança,  pensei em acomodar as duplas seguintes de atrizes em um sofá que mantemos na sala de imprensa. Haveria espaço para dividir as atrizes em áreas específicas (facilitando a união das fotos) e ainda deixaria um pedaço vazio para o logotipo do suplemento do jornal. Como a Lica fora fotografada em pé poderia entrar atrás do sofá, deixando margens para possíveis ajustes posteriores.

Montei o sofá na diagonal para facilitar a penetração da luz e evitar que uma atriz produzisse sombra na outra e posicionei 2 flashes, um SB-600 em REMOTE e outro SB-80 DX (que não participa do sistema CLS da Nikon, mas dispara em conjunto graças a uma fotocélula embutida) bem próximos ao painel bordô escolhido como fundo da foto.

Corri nos estúdios A e F e comentei com as atrizes que já estava com tudo pronto para as fotos, assim que elas terminassem a gravação poderiam me encontrar lá pronto para clicar. Eu e os cães! os mesmos SBs-800 do dia anterior já estavam em seus tripés com os softboxes. A mesma configuração do dia anterior: ASA 100, f/5.6 e 1/2 carga em um e 1/4 da carga em outro. Como a posição em que ficariam não iria mudar, não precisaria remanejar o esquema de luz.

Lilia Cabral e Paloma Bernardi foram as primeiras a aparecer, coloquei uma delas sentada e outra por trás do sofá, usando o recosto como banco de apoio. A foto escolhida pelo jornal foi essa:

Lilia Cabral e Paloma Bernardi

Tudo estaria certo se não fosse por um detalhe: ao pressionar o braço contra o corpo e jogar todo o peso em cima da mão esquerda, um volume nada agradável se formou na altura do tríceps da Paloma. Sim, há o “Liquify” no Photoshop, mas porque não corrigir tudo na hora do clique com um simples pedido: “Paloma, descansa o peso no outro lado do corpo, por favor?”

E aqui fica uma pergunta óbvia: “Se eu notei a imperfeição, porque enviei a foto?” Tsc..tsc..tsc…A Lei de Murphy já é implacável e você ainda dá um mole desses…

Bom, faltava  a Giovanna Antonelli e a Clara Castanho e  sobrava o lado direito do sofá, adivinha onde elas ficaram:

Giovanna Antonelli e Clara Castanho

Bem…e após um furioso tratamento no Photoshop (reclamações com o jornal, por favor), a capa ficou pronta:

Ponto para os cães!! Novamente! E se você chegou até aqui e ficou com vontade de fazer o mesmo com os seus SBs não perca a oportunidade de participar do Workshop de Flash que acontecerá nos dias 24/25 Abril, aqui no Rio.

Corra! Ainda há vagas, mais informações aqui.

Abraços

Boa Luz e Boa Sorte!

I LOVE MY JOB utiliza WordPress com FREEmium Theme.
As modificações foram feitas por Carlos Alberto Ferreira