Post escrito

Dica rápida: use o primeiro plano. 3

O mundo em que vivemos tem três dimensões, o mundo que fotografamos tem apenas duas: comprimento e largura, de uma folha de papel ou de uma tela de computador.

O uso da perspectiva, um enquadramento estudado e, mais dramaticamente, uma iluminação bem posicionada podem te ajudar a passar a mensagem correta nas suas fotos.

Compreender o comportamento da luz requer muito estudo e treino, mas algumas dicas podem te ajudar rapidamente a tirar proveito dos outros dois elementos, a perspectiva e a composição das fotos.

O Projac é visitado diariamente por dezenas de pessoas que, inevitavelmente, param em pontos específicos para fazer aquelas fotos de “lembrança”.

Recentemente acompanhei o produtor Everton Mesquita em um passeio rápido pelo estúdio “B”, onde a novela PARAÍSO é gravada. Quando saímos, ele sacou a câmera do bolso e me pediu: “Renato, faz uma foto ali perto daquele banner?” e se encaminhou para bem perto do outdoor usado para indicar a produção que está sendo gravada no momento. Eu brinquei com ele: “essa foto vai virar um post no meu blog!”.

A foto, do jeito que ele queria fazer, está mostrada abaixo:

Everton

Eu aposto que qualquer um conhece ou tem fotos assim, com um elemento gigantesco (um ponto turístico, uma formação geológica, um grafite na parede, e por aí vai…) bem próximo de uma figura humana praticamente irreconhecível. Pior: todos os planos da imagem estão achatados em um só, eliminando por completo a sensação de profundidade na foto.

Uma boa saída é estabeler um ponto de “ancoragem”, obrigando seu olho a percorrer todos os planos da imagem.

Como o outdoor é fixo, o único jeito foi mover a pessoa, não há necessidade de fotografá-la de corpo inteiro, mostrando todas as peças de roupa e deixando seu rosto menor que um grão de arroz.

Agora, aqui está a foto do Everton visitando o estúdio de Paraíso:

Everton

Claramente percebe-se a diferença, não?

Como ele está mais perto da câmera, deixei-o em uma distância confortável para o uso de um flash de preenchimento, melhorando a iluminação do rosto. Na posição anterior, o flash não traria resultado algum.

As duas fotos foram feitas da mesma posição, foi só pedir que ele se aproximasse um pouco mais.

Uma foto vale mais que mil palavras, em alguns casos, poucas palavras valorizam mil imagens: “chega mais perto!”

Boa sorte!

Compartilhe:
  • email
  • Twitter
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Yahoo! Bookmarks
  • MySpace
  • LinkedIn
  • Live
  • Netvibes
  • Technorati
  • Rec6

RSS para os comentários

3 comentários para esse post

  1. George Harrison disse:

    Caralho!
    Adorei a dica Renato. Em poucas palavras você informou muito mais que alguns livros e cursos que tem por aí.

    Seu blog está ótimo. Aqui do meu cantinho, estou sempre te acompanhando lendo aqui e me deliciando no flickr.

    [Responda]

  2. Daniel disse:

    Pois é… como diria Robert Capa: “If your photographs aren’t good enough, you’re not close enough.”. Parabéns pelas fotos.

    [Responda]

  3. Stella Brazil disse:

    hahaha!

    Vivendo e reaprendendo !!!! Muito boa!

    [Responda]

Por favor, deixe um comentário

* itens obrigatórios

I LOVE MY JOB utiliza WordPress com FREEmium Theme.
As modificações foram feitas por Carlos Alberto Ferreira