posts mais recentes até agora, 85 posts escritos

Papo de Fotógrafo: entrevista comigo! 0

Esse post é rapidinho, ainda mais depois de uma carta nada ególatra como a do último post do Sergio Larrain ( vale a pena ler mil vezes..rs), mas  o pessoal do Papo de Fotógrafo fez uma entrevista muito legal comigo há um tempinho.

Três horas de conversa ( editadas para uma..rs) sobre viagens, sonhos, fotografia, minha história, flashes e muito mais. Eu já tinha que ter colocado aqui no blog há muito tempo, mas confesso que me enrolei ( para variar), estou me concentrando em colocar no I LOVE MY JOB os textos e pensamentos e no canal do youtube, as vídeos aulas e sets de iluminação de fotos feitas no Criadouro. (inscreva-se!)

Leia mais »

Sergio Larrain: o que é Fotografia? 8

Fotógrafo da Magnum falecido em 2012, o chileno Sergio Larrain escreveu uma carta quando seu sobrinho começou a se interessar por fotografia. Deparei-me com esse texto no (muito bom) blog da Rafaela, que me redirecionou para o original chileno.

Nesses últimos três anos de viagens, eu consegui separar bem o que fazia para o trabalho e o que reservava para mim.

Minha relação com equipamento, lentes e a própria fotografia mudou bastante, acredito que para melhor. Leia mais »

Nascer do Sol: no inverno ou no verão? 0

Recentemente um amigo me questionou sobre as cores lindíssimas do amanhecer e entardecer de inverno. E isso trouxe a discussão um papo já antigo, quase uma brincadeira que tenho com um outro amigo. Na opinião dele, o inverno nos possibilita fazer fotos mais bonitas, de colorido mais impressionante, por causa do céu mais limpo e até de certa forma do tempo mais firme.

Isso tudo é verdade e o colorido tem muito a ver com a inclinação dos raios de sol e consequentemente com a espessura maior de atmosfera que eles tem que atravessar.

Leia mais »

O Domo Difusor e o Flash Rebatido 4

No último vídeo sobre o domo difusor eu mostrei como uma foto com ele era rigorosamente igual, em qualidade de luz, a outra sem o domo e que, para piorar, ele ainda diminuía a o numero guia do flash, limitando o alcance da iluminação.

A resposta é simples: se o domo, que tem o mesmo tamanho e está na mesma distância do flash conseguisse difundir a luz então a cabeça do flash também conseguiria.Para uma luz difusa, uma fonte extensa deve ser usada muito próxima do motivo.

Leia mais »

O bebe chinês, o bom senso e o flash 12

Na semana passada uma notícia causou um rebuliço no mundo da fotografia: um bebê chinês sem nome, morador de uma província sem nome, ficou cego depois que um tio sem nome o fotografou usando o flash de um celular sem marca e a equipe de um hospital sem nome confirmou a cegueira sem exames.

A história levantou a questão: “afinal, um bebê pode ser fotografado com flash?”

Leia mais »

I LOVE MY JOB utiliza WordPress com FREEmium Theme.
As modificações foram feitas por Carlos Alberto Ferreira